Aonde você ver esse selo pode ter a certeza de estar diante do mais nobre ideal profissional levado a sério.

terça-feira, 14 de junho de 2011

PRAÇA REPÚBLICA DA ARMÊNIA é inaugurada em Campo Grande - MATO GROSSO DO SUL


Arquiteto Leandro Jorge Puxian e o presidente da Câmara, Dr. Paulo Siufi, autor do projeto

Leandro e o prefeito Nelson Trad Filho cumprimentam-se

Em dia de festa e comemoração o sol marcou presença. O prefeito Nelson Trad Filho acompanhado de crianças e do presidente da Câmara, Dr. Paulo Siufi caminham ao local do plantio das mudas

A praça é bastante ampla e foi totalmente remodelada

Em seu discurso de abertura Leandro destacou o lado humano na administração da Prefeitura e do Legislativo

Dr. Paulo Siufi presidente da Câmara Municipal de Campo Grande

$ônia Puxian, vereador Herculano Borges, Leandro Puxian, Dr. Paulo Siufi, Dr. Artur Altounian, Zeina Siufi, Himad, Jorge Puxian, prefeito Nelson Trad Filho e na cadeira Lúcia Altounian,com as faixas idealizadas por Leandro, nas cores da bandeira da Armênia

Prefeito Nelson Trad Filho e Sônia Puxian

ARMÊNIOS COMEMORAM
O céu azul e o brilhantismo do sol iluminaram a manhã de 12 de junho ao testemunharem o momento histórico vivido por Campo Grande: a inauguração da Praça República da Armênia, domingo às 8h30min, nas Ruas Marlene e Genebra, no bairro Giocondo Orsi. A presença de autoridades: prefeito Nelson Trad Filho; presidente da Câmara Dr. Paulo Siufi; vereador Herculano Borges e convidados especiais movimentou a praça que se vestiu a rigor ao receber a nova denominação.


Dr. Paulo Siufi, Zeina, Sônia, Jorge e Leandro

Jorge recebe faixa com as cores da bandeira da Armênia

Leandro ao lado dos pais Jorge e Sônia

Leandro, Jorge, Sônia, prefeito Nelsinho, Dr. Paulo Siufi, Herculano

Adultos e crianças presentes na inauguração da praça

ANOS 30
Os armênios de Campo Grande que tanto contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da cidade desde os idos dos anos 30 quando aqui aportaram, sentiram-se honrados e agradeceram a homenagem proposta pelo presidente da Câmara Municipal, Dr. Paulo Siufi, através de projeto de lei votado e aprovado na Câmara; ao prefeito Nelson Trad Filho pela revitalização da praça e ao vereador Dr. Jamal. Várias famílias armênias emprestaram o brilho da sua presença ao participar da solenidade de inauguração: Orondjian, Altounian, Demirdjian, Puxian, Nakashian, entre outras.

SEMENTES NO MUNDO
Para os armênios e seus descendentes, a homenagem prestada pelo poderes Legislativo e Executivo, emocionou. “As adversidades pelas quais os armênios passaram, fizeram com que suas sementes se espalhassem pelo mundo. Aqui, várias famílias se instalaram e prosperaram. Foram decisivos para a expansão do comércio, em vários ramos”, relatou Leandro Puxian ao falar em nome da comunidade Armênia presente à solenidade.

FAIXAS COM AS CORES DA ARMÊNIA
Na opinião de Puxian, a atitude da Câmara ao sugerir o nome da praça e da prefeitura em aprová-lo demonstra que “Campo Grande cresce mantendo e respeitando suas raízes”. Durante o ato, o prefeito Nelsinho Trad, o presidente da Câmara, vereador Paulo Siufi e o vereador Herculano Borges foram homenageados com faixas com as cores da bandeira da Armênia. Além de representantes da colônia, o evento teve a presença de vários moradores do bairro.

ESFORÇO E DEDICAÇÃO
Como autor da emenda que deu nome à praça, o presidente da Câmara, Paulo Siufi disse que a atitude foi “uma forma de agradecer aos armênios a contribuição que deram para o desenvolvimento de Campo Grande”. Segundo ele, a cidade tem esta característica de acolher bem os povos que aqui chegam. “Nada mais justo do que também reconhecer o esforço e a dedicação de um povo tão ordeiro e trabalhador”, argumentou Siufi.

REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA
A revitalização da praça, agora denominada República da Armênia, inaugurada pelo prefeito Nelson Trad Filho era uma antiga reivindicação dos moradores que, agora, comemoram a possibilidade de usufruir os benefícios que a prática cotidiana do lazer proporciona para a saúde e qualidade de vida.

LOCAL AGRADÁVEL
Ao se dirigir às pessoas presentes ao ato, o prefeito Nelsinho Trad solicitou que os freqüentadores cuidassem do local. “A cidade tem uma vocação para a qualidade de vida e procuramos direcionar muitas de nossas ações para esta vocação. Por isso, pedimos que vocês mantenham este local livre da sujeira dos animais para que seja um local agradável para todos”, ressaltou. Como reforço às palavras do prefeito, alguns moradores portavam cartazes nos quais pediam colaboração das pessoas na manutenção da limpeza do local. (Com informações CG Notícias)


Crianças se alegram na praça

Novas mudas de árvores vão revitalizar a praça que recebeu novo visual

Leandro entrega foto antiga de inauguração do Edifício Puxian com a presença do cônsul Assaf Trad, avô do prefeito

Prefeito olha atentamente a foto em que está o avô

Inauguração Edifício Puxian em 1952

CÔNSUL ASSAF TRAD
Vale lembrar que um dos convidados especiais por ocasião da inauguração do Edifício Puxian foi o cônsul do Líbano, Assaf Trad, avô do prefeito Nelson Trad Filho, muito amigo de Toros Puxian, que teve a coragem e determinação de construir um prédio naquela época, inaugurado em 1.952, em que o material vinha de São Paulo, alguns deles importados vindos de navio, transportados posteriormente à Campo Grande por trem. Hoje seu filho Jorge e o neto Leandro seguem seus passos trazendo no sangue o mesmo ideal.

ARMÊNIOS EM CAMPO GRANDE
Vários armênios se destacaram em Campo Grande: Pedro Pedrossian governador por três mandatos, um deles antes da divisão do Estado; atriz Aracy Balabanian, destaque no cenário nacional; Toros Puxian (Casa Nova Armênia), construiu um dos primeiros prédios na Rua Dom Aquino, o primeiro com sacadas, até hoje referência no comércio local; Sarian (Casa de Móveis Cruzeiro); Altounian (Casa Glória) e edifício Dona Melkin; Souren Orondjian (Casa São Paulo; Casa Vermelha); Chimzarian (Casa Rochedo); Kodjaoglanian (Casa Dima); Demirdjian (Casa Mundial), entre outros.

12 DE JUNHO
A Praça já nasceu abençoada ao ser inaugurada no dia 12 de junho, vésperas do dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade. De São Paulo enviaram os cumprimentos e votos de felicitação: Lourdes e Dr. Artur Puxian; Dom Varthan Boghossian, bispo Exarca Apostólico Armênio da América Latina e demais armênios.

AGRADECIMENTO ESPECIAL
Representando os armênios de Campo Grande, Leandro Puxian expressa os mais sinceros agradecimentos aos estimados amigos Dr. Paulo Siufi, prefeito Nelson Trad Filho e vereador Dr. Jamal pela nobre homenagem prestada ao seu povo. Que os seus caminhos sejam iluminados e repletos de glórias. Obrigado!



Convidados e moradores participam da inauguração na linda manhã de domingo


Em seu discurso Leandro agradeceu a homenagem em nome dos armênios



"A nova praça foi entregue pelo prefeito Nelsinho e agradou moradores do bairro

A praça foi totalmente remodelada, com pistas para caminhada, bancos e novas mudas de árvores.



Espaçosa e revitalizada a praça veste nova roupagem e usa nome novo


Confira mais imagens:












































A ave foi flagrada sobrevoando a praça

Leia mais:
http://estacaoarmenia.com.br/1560/m-nome-da-praca-muda-para-republica-da-armenia/

Matéria publicada no Orkut, Facebook, Twitter da jornalista
e no jornal Folha do Povo

Nenhum comentário: